Desenvolvimento Pessoal

O desafio da serenidade

Vivemos tempos difíceis, confusos e complexos. Como não se deixar tomar por essa confusão que gera perplexidade e paralisia? No volume e com a velocidade que as notícias e informações chegam a nós, não há de tempo para digerir e já somos açoitados por outra onda, assunto, caso, violência.

Hoje em dia, manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo tem sido um desafio constante.

Do alto dos meus 55 anos recém completados busco a serenidade. Afinal de contas, a meia idade já chegou e me vejo especulando maneiras e formas para dar o lugar, o tamanho e a densidade correta aos eventos do dia-a-dia e da vida. Sobre o que tenho controle ou o que me cabe. Ou ainda, em que posso contribuir de maneira efetiva.

Fui olhar a definição de serenidade no dicionário e encontrei: calma, tranquilidade. Num outro: qualidade ou estado de sereno; figurado: tranquilidade; calma; figurado: sangue-frio.

As descrições mais poéticas: “como uma brisa suave”, “um leve arfar do peito”, “um suspiro longo e profundo”. Confesso que até queria eu que fosse assim. 

Mas me dei conta de que a minha serenidade tem um que de energia e movimento. E, me perdoem os poetas, mas gosto da intensidade.

Então procurei um pouco mais e achei uma definição que “me caiu bem”.

– Aceitar a si mesmo, a vida e as pessoas como elas são, mantendo sempre uma atitude realista, positiva e sábia, em relação a tudo.

Pronto! Meu desafio está proposto, definido e aceito.

A vida tem me ensinado que a melhor forma de viver bem e feliz é primeiro me voltar para dentro de mim mesma e aceitar quem sou, questionando as verdades absolutas que acredito e desenvolvendo a arte do pensar com flexibilidade – Resiliência.

Tem sido uma boa jornada. E ainda há um longo caminho a trilhar. Acredito que fazemos a construção do nosso caminho por trechos, vamos adequando, readequando, descartando, desaprendendo e aprendendo de novo. É preciso estar disposto a isso.

E tenho exercitado em mim o atribuir significado ao que faço ou a forma como faço, isso traz sentido e propósito. Me permite conseguir dar atenção no aqui e agora, vivenciando as experiências e construções de hoje com perspectiva de futuro.

Isso é serenidade? Ainda não sei afirmar. A vida um dia me contará.

E para você, o que é serenidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 8 =