Desenvolvimento Pessoal

Resiliência e o Caleidoscópio

Quando criança me encantava brincar com o Caleidoscópio, bastava girar o tubo na minha mão e mudava tudo! Desenhavam-se novos formatos e configuravam-se novas organizações das cores. Sempre lindo e encantador.

Você se lembra do que é caleidoscópio ou calidoscópio? É um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e incrível efeito visual. O nome vem das palavras gregas καλός (kalos), “belo, bonito”,[ είδος (eidos), “imagem, figura”, e σκοπέω (skopeō), “olhar (para), observar”.

Por sua vez, a Resiliência nos treina e capacita para administrar nosso comportamento para enfrentar situações adversas, difíceis e competitivas. Ao reavaliarmos nossas opiniões, convicções e crenças podemos dar novos significados a elas e isso nos presenteia com uma nova e ampla compreensão e interpretação dos fatos.

Ao olharmos para uma situação sob a ótica da Resiliência temos a oportunidade de girar o caleidoscópio da vida e enxergar outros formatos e cores. A Resiliência nos dá a lente para enxergarmos o propósito. Nos permite reconhecer nossos limites, avaliar os riscos da situação e nos auxilia numa análise crítica da realidade com criatividade, leveza e visão do todo. Sempre  com foco em proteção, superação e vitória.

Assim como o caleidoscópio, o desenvolvimento de comportamentos Resilientes traz novas perspectivas e possibilidades infinitas de reinvenção.

Buscar ter Resiliência em todas as dimensões da vida nos capacita a sermos mais flexíveis para visualizarmos e nos engajarmos com sabedoria em novos projetos, mesmo sabendo que o contexto pode mudar. E aí, nos cabe girar o caleidoscópio mais uma vez para vislumbrarmos uma nova e colorida alternativa de superação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 1 =